AGROINDÚSTRIA:
ESPAÇO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.9808Resumo
A Agroindústria pode ser utilizada nos mais diversos campos da educação sendo um espaço de ensino informal, formal e não-formal concomitantes ou isolado, dependendo do contexto e dos objetivos utilizados para o aprendizado. Portanto, considera-se que a Agroindústria pode ser um excelente espaço de ensino-aprendizagem, já que alia educação e trabalho, bem como teoria e prática. Assim, a proposta deste estudo é desvelar conceitos que fundamentam a agroindústria como uma possibilidade de ensino informal, não-formal e formal, dando ênfase ao não-formal. Os procedimentos metodológicos foram selecionados com a finalidade de realizar uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Para tanto, o ensaio está dividido em três partes: (1) Espaços de ensino formal, informal e não-formal: conceitos, classificação, fundamentos e contribuições para a agroindústria; (2) Produções acadêmicas envolvendo agroindústria e educação não-formal: e; (3) considerações finais. Os resultados confirmam que as atividades de educação informal, formal e não-formal de ensino podem ser realizadas na agroindústria e que os três campos de ensino se interseccionam neste ambiente. Ainda conclui-se que há poucas produções científicas relacionadas às temáticas pesquisadas na agroindústria, demonstrando a necessidade de pesquisa em torno desse assunto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).