AGROINDÚSTRIA:

ESPAÇO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL DE ENSINO

Autores

  • Flávia Da Rosa Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.9808

Resumo

A Agroindústria pode ser utilizada nos mais diversos campos da educação sendo um espaço de ensino informal, formal e não-formal concomitantes ou isolado, dependendo do contexto e dos objetivos utilizados para o aprendizado. Portanto, considera-se que a Agroindústria pode ser um excelente espaço de ensino-aprendizagem, já que alia educação e trabalho, bem como teoria e prática. Assim, a proposta deste estudo é desvelar conceitos que fundamentam a agroindústria como uma possibilidade de ensino informal, não-formal e formal, dando ênfase ao não-formal. Os procedimentos metodológicos foram selecionados com a finalidade de realizar uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Para tanto, o ensaio está dividido em três partes: (1) Espaços de ensino formal, informal e não-formal: conceitos, classificação, fundamentos e contribuições para a agroindústria; (2) Produções acadêmicas envolvendo agroindústria e educação não-formal: e; (3) considerações finais. Os resultados confirmam que as atividades de educação informal, formal e não-formal de ensino podem ser realizadas na agroindústria e que os três campos de ensino se interseccionam neste ambiente. Ainda conclui-se que há poucas produções científicas relacionadas às temáticas pesquisadas na agroindústria, demonstrando a necessidade de pesquisa em torno desse assunto.

Biografia do Autor

  • Flávia Da Rosa Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

    Graduada em Nutrição; Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tencológica (ProfEPT); Servidora no IFC - Campus Santa Rosa do Sul

  • Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Publicado

2023-08-30