Autenticidade, altivez e afirmação do lugar:
um olhar para a experiência turística em Cuba
Resumo
Resumo: O presente texto apresenta um olhar fundamentado no conceito de lugar como suporte analítico para se pensar o povo cubano diante da chegada de uma nova prática social vinculada ao mundo global, o turismo. Partindo da compreensão de que há duas forças antagônicas que operam no lugar, a saber, a hegemonia econômica global e as resistências locais, apresentam-se dados referentes à saúde, à educação e à segurança como elementos de confecção de singularidade à experiência turística em Cuba. O turista, ao pisar em solo cubano, depara-se com um povo investido de altivez que, envolvido por políticas de Estado, como o trabalho por conta própria, atende e oferece ao visitante uma experiência autêntica.
Palavras-chave: Hospitalidade. Autenticidade. Lugar. Experiência turística. Cuba.
Abstract: This text presents a view based on the concept of place as analytical support for thinking the Cuban people before the arrival of a new social practice linked to the global world, tourism. Based on the understanding that there are two opposing forces operating in the place, namely global economic hegemony and local resistance, data on health, education and security are presented as elements of the uniqueness of the tourist experience in Cuba. The tourist when stepping on Cuban soil comes across a people invested with haughtiness that involves state policies, such as self-employment, meets and offers the visitor an authentic experience.
Keywords: Hospitality. Authenticity. Place. Tourist experience. Cuba.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).