“Escreve certo poha”: processo de correção da língua portuguesa em um grupo no Whatsapp
Resumo
Resumo: Os grupos do WhatsApp, a exemplo de outras mídias sociais, é dependente da dinâmica das interações sociais produzidas por seus participantes, que somente “são” e “estão” por meio da linguagem. Interessados em investigar as práticas de escrita dos participantes de um grupo informal no WhatsApp, trazemos para análise as conversas de um grupo de alunos pré-adolescentes de uma escola particular da cidade de Cáceres-MT. Para efeito desse artigo, a análise se restringirá apenas às situações que dão visibilidade às práticas de produção formal da escrita pelos próprios alunos. Apesar de o grupo ser um desdobramento da sala de aula, ele não se configura em um espaço institucional, logo, seus participantes não são alunos, mas colegas de uma mesma sala de aula que criaram um grupo para discutir, nas palavras deles, as “tretas” da escola e outros assuntos de interesse do grupo.
Palavras-chave: Mídias sociais. Língua portuguesa. Escrita.
Abstract: WhatsApp groups, like other social media, are dependent on the dynamics of social interactions produced by their participants, who only “are” and “are” through language. Interested in investigating the writing practices of the participants of an informal group in the WhatsApp, we bring to the analysis the conversations of a group of pre-teen students from a private school in the city of Cáceres-MT. For the purpose of this article, the analysis will be limited only to the situations that give visibility to the practices of formal writing production by the students themselves. Although the group is an unfolding of the classroom, it is not an institutional space, so its participants are not students, but colleagues from the same classroom who created a group to discuss, in their words, the “tricks” of the school and other subjects of interest of the group.
Keywords: Social media. Portuguese language. Writing.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).