Políticas educacionais no contexto dos “Governos Democrático-Populares” no Brasil: impactos na Educação Infantil
Resumo
Resumo
A centralidade deste artigo é compreender as principais mudanças em termos de políticas públicas educacionais no Brasil entre 2003 e 2012, com foco na primeira fase da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil. No centro desta análise, objetiva-se demonstrar a experiência de criação e implementação do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância, criado na conjuntura dos esforços de lutas e conquistas para que o acesso à educação pública seja garantido para todos e, neste caso, também incluindo a primeira infância. A metodologia utilizada para a construção do artigo baseia-se em procedimentos qualitativos como pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Com efeito, acreditamos que a pesquisa apresenta reflexões que contribuem com o debate sobre as políticas educacionais que priorizam a Educação Básica no Brasil nos anos 2000.
Palavras chave: Governos Pós-Neoliberais. Políticas Educacionais. Educação Infantil. Proinfância.
Abstract
The centrality of this article is to understand the main changes in terms of public educational policies in Brazil between 2003 and 2012, focusing on the first phase of Basic Education, that is, Children Education. At the heart of this analysis, the objective is to demonstrate the experience of creating and implementing the National Program for Restructuring and Acquisition of Equipment for the Public School Network of Children Education – Proinfância, created in the conjuncture of efforts of struggles and achievements so that access to public education is guaranteed for all and, in this case, also including early childhood. The methodology used to construct the article is based on qualitative procedures such as documentary research and bibliographic research. In fact, we believe that the research presents reflections that contribute to the debate about the educational policies that prioritize the Basic Education in Brazil in the years 2000.
Keywords: Postneoliberalism Governments. Educational Policies. Children Education. Proinfância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).