A PERCEPÇÃO DA SEXUALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR EM UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO: OS VALORES PSICOSSOCIAIS DA SEXUALIDADE HUMANA
Palavras-chave:
Psicologia da Educação, Adolescentes, Escolaridade, SexoResumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma oficina dinâmica com estudantes do Ensino Médio de um colégio da rede pública de ensino, localizado na cidade de Anápolis, Goiás, de forma a avaliar a percepção da sexualidade humana segundo a opinião dos jovens na presente faixa etária, desenvolvendo um pensamento reflexivo e instrutivo acerca do tema. Aspectos biológicos, psicológicos, culturais e sociais sobre sexualidade foram abordados de forma a inserir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, essa questão pouco abordada em sala de aula, de forma a torná-la menos impactante e invasiva na relação professor-aluno. Observou-se resultados positivos em relação à metodologia usada, principalmente no que se refere a temas polêmicos e considerados delicados, como homossexualidade e AIDS. O trabalho demonstra que, devido a diversas barreiras, a temática da sexualidade é pouco explorada em casa e na escola, o que pode ser mudado com atividades como a apresentada no presente artigo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).