FORMAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
REFLEXÕES SOBRE A OFERTA DE CURSOS ONLINE GRATUITOS E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/gh44y844Palavras-chave:
Formação Docente; Educação Ambiental; Cursos Online.Resumo
As transformações socioambientais contemporâneas exigem a constante atualização dos docentes da Educação Básica, especialmente no campo da Educação Ambiental. Diante das limitações impostas pelas condições de trabalho, os cursos online de curta duração surgem como alternativa viável para a formação continuada. Este artigo tem como objetivo analisar a disponibilidade de plataformas gratuitas que ofertam cursos na área ambiental, considerando sua contribuição para a capacitação docente. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, além da análise de plataformas de ensino a distância. Identificaram-se diversas opções de cursos gratuitos com certificação a partir de 30 horas, ofertados por instituições públicas e privadas. Os resultados evidenciam que, embora haja uma oferta significativa de cursos, é necessário um olhar crítico sobre sua qualidade e aplicabilidade na prática pedagógica. Conclui-se que a formação continuada em Educação Ambiental, mediada por tecnologias digitais, representa uma oportunidade de atualização e aprimoramento profissional, desde que orientada para práticas educativas críticas e emancipadoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

