FORMAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

REFLEXÕES SOBRE A OFERTA DE CURSOS ONLINE GRATUITOS E SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA

Autores

  • Gildênia Lima Monteiro Universidade Federal de Goiás
  • Neurilene Sousa dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Juliana Ramalho Barros Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/gh44y844

Palavras-chave:

Formação Docente; Educação Ambiental; Cursos Online.

Resumo

As transformações socioambientais contemporâneas exigem a constante atualização dos docentes da Educação Básica, especialmente no campo da Educação Ambiental. Diante das limitações impostas pelas condições de trabalho, os cursos online de curta duração surgem como alternativa viável para a formação continuada. Este artigo tem como objetivo analisar a disponibilidade de plataformas gratuitas que ofertam cursos na área ambiental, considerando sua contribuição para a capacitação docente. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, além da análise de plataformas de ensino a distância. Identificaram-se diversas opções de cursos gratuitos com certificação a partir de 30 horas, ofertados por instituições públicas e privadas. Os resultados evidenciam que, embora haja uma oferta significativa de cursos, é necessário um olhar crítico sobre sua qualidade e aplicabilidade na prática pedagógica. Conclui-se que a formação continuada em Educação Ambiental, mediada por tecnologias digitais, representa uma oportunidade de atualização e aprimoramento profissional, desde que orientada para práticas educativas críticas e emancipadoras.

Biografia do Autor

  • Neurilene Sousa dos Santos, Universidade Federal do Piauí

    Graduada em Geografia - UESPI

    Especialista em Gestão e Educação Ambiental - UESPI

    Mestra em Geografia - UFPI

     

Publicado

2025-12-12