PODAMBIENTAL:

O PODCAST COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Cybelle Silva Albuquerque de Medeiros Dantas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marco Lunardi Escobar Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rodrigo Guimarães de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Sheila Karene Nolasco da Silva Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31668/1ph24x25

Palavras-chave:

Podcast; Educação Ambiental; Educomunicação

Resumo

Esta pesquisa investigou o uso do podcast como ferramenta pedagógica na promoção da Educação Ambiental. A partir de revisão bibliográfica, observou-se que, embora ainda incipiente, o uso de podcasts tem se mostrado promissor ao facilitar a compreensão de temas como a gestão dos recursos hídricos e ao estimular o desenvolvimento da linguagem. A linguagem radiofônica, aliada à mediação docente e à tecnicidade jornalística, pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, sensibilizar estudantes e fomentar sua participação ativa. A pesquisa também destaca a importância de acompanhar o crescimento dos podcasts e seus impactos futuros na educação, especialmente em práticas educomunicativas.

Biografia do Autor

  • Cybelle Silva Albuquerque de Medeiros Dantas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGEO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

  • Marco Lunardi Escobar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGEO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN 

  • Rodrigo Guimarães de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGEO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

  • Sheila Karene Nolasco da Silva Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestre em Geografia e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGEO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Publicado

2025-12-12