PODAMBIENTAL:
O PODCAST COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/1ph24x25Palavras-chave:
Podcast; Educação Ambiental; EducomunicaçãoResumo
Esta pesquisa investigou o uso do podcast como ferramenta pedagógica na promoção da Educação Ambiental. A partir de revisão bibliográfica, observou-se que, embora ainda incipiente, o uso de podcasts tem se mostrado promissor ao facilitar a compreensão de temas como a gestão dos recursos hídricos e ao estimular o desenvolvimento da linguagem. A linguagem radiofônica, aliada à mediação docente e à tecnicidade jornalística, pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, sensibilizar estudantes e fomentar sua participação ativa. A pesquisa também destaca a importância de acompanhar o crescimento dos podcasts e seus impactos futuros na educação, especialmente em práticas educomunicativas.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

