MATRÍCULAS, EVASÃO E REPETÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DE JATAÍ-GO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

  • Vanderlei Balbino da Costa Universidade Federal de Jataí - UFJ
  • Halline Mariana Santos Silva Universidade Federal de Jataí - UFJ
  • Adilaine Marcia da Mota Parisotto Coordenação Regional de Educação - CRE
  • Cristiane de Fátima Lemes Domingos Universidade Federal de Jataí - UFJ
  • Flávia Ferreira Rodrigues Universidade Federal de Jataí - UFJ

Palavras-chave:

Estudantes Com Deficiência, Evasão e Repetência, Inclusão Escolar

Resumo

A pesquisa teve início em janeiro de 2023 nas escolas estaduais de Jataí-GO, em colaboração com várias instituições, como parte das atividades de ensino registradas junto à Universidade Federal de Jataí. A questão suleadora da pesquisa foi: Averiguar nas 11 escolas públicas de Jataí-GO, quantos estudantes com deficiência estão matriculados e qual é o índice de evasão e repetência desses nas escolas da educação básica? Os objetivos se consubstanciam em: Averiguar por meio de pesquisa documental nas escolas estaduais de Jataí-GO, o número de matrículas de estudantes com deficiência, procurando identificar as causas pelas quais, registra-se altos índices de evasão e repetência desses sujeitos no espaço escolar; Entender porque em plena Era da Inclusão escolar, na qual, há dezenas de legislações voltadas para a promoção da escolarização desses sujeitos, há tão pouca presença destes nas escolas; Analisar os prejuízos  que a legislação educacional de Goiás aprovada em 2022, trouxeram para a inclusão de estudantes com deficiência. Por meio de uma investigação qualitativa, apoiamos em referenciais bibliográficos e documentos oficiais. Resultados nos mostraram os impactos que a legislação de Goiás aprovada em 2022 trouxeram para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência e avaliou a implementação das diretrizes de inclusão nas escolas comuns. Os resultados revelaram altas taxas de evasão e repetência entre os estudantes com deficiência, destacando a necessidade de investimento na formação de professores para atuar com esses estudantes. Isso é especialmente crucial, considerando a retirada de profissionais especializados das salas de aula onde esses estão matriculados em Goiás.

Biografia do Autor

  • Cristiane de Fátima Lemes Domingos, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Interprete de Língua de Sinais 

  • Flávia Ferreira Rodrigues, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Interprete de Língua de Sinais 

Publicado

2024-10-29