ATELIÊS LITERÁRIOS: OFICINAS DE LEITURA E FRUIÇÃO DE LITERATURA E ARTES

Autores

  • Débora Cristina Santos e Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Fabiane Dayse Mendes Caetano Universidade Estadual de Goiás
  • Yglê Almeida dos Santos Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/9hhshq57

Palavras-chave:

Educação Estética; Formação humanística; Literatura

Resumo

Este trabalho consiste no relato das ações extensionistas realizadas no projeto “Ateliês Literários: oficinas de leitura e fruição de Literatura e Artes”, desenvolvido no segundo semestre de 2023, no Centro de Triagem da Missão Vida de Anápolis, entidade filantrópica que acolhe ex-moradores de rua em processo de reabilitação. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2016, pelo Grupo de Pesquisa ARGUS – Estudos de Cultura, Linguagem e Comportamento, por nos liderado, e continua em andamento pela reedição de 2024. O projeto buscou desenvolver atividades de extensão que promovessem a relação entre Literatura e Artes, no âmbito da Educação Estética, e no contexto de formação dos sujeitos envolvidos, por meio de oficinas de leitura e fruição estética. Dessa forma, defendemos o papel da Literatura em sua função educadora, ligada, portanto, à formação ética, política, cidadã e estética do indivíduo. Para isso, recorremos aos princípios da Educação Estética, de Friedrich Schiller ([1793], 2019), e seus desdobramentos em obras como as de Northrop Frye (2017) e Tzvetan Todorov (2018, 2021), cuja ênfase recai sobre a valorização da experiência estética para a formação integral do sujeito. Sob o aspecto metodológico, em razão da natureza subjetiva e anímica do fenômeno estético, optamos por desenvolver ações colaborativas em Ateliês Literários com os sujeitos participantes.

Biografia do Autor

  • Débora Cristina Santos e Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Mestre em Literatura Brasileira (UFG/1996/Bolsista CAPES). Doutora em Teoria Literária (UNESP /2002/Bolsista FUNADESP). Pós-doutora em Literatura e Hipermédia pela Universidade Fernando Pessoa (UFP-Porto/2010/Bolsista CAPES). Pós-doutora em Arte e Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG/2016-2018). Docente do PPG Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Docente do curso de Letras do Campus Anápolis de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (CCSEH/UEG). Líder do GP ARGUS - Estudos de Cultura, Linguagem e Comportamento (CNPq/2004 -). Membro da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia (REDEPESQ/ FAPEG/2007-2010). Pesquisadora do Projeto PO.EX ́70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa?, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/União Europeia/Refª: PTDC/CLE-LLI/098270/2008), no Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento (CECLICO) da Universidade Fernando Pessoa (UFP/Porto/ 2010-2014).

  • Fabiane Dayse Mendes Caetano, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Letras - espanhol pelo Centro Universitário de Anápolis (2008). Atualmente é, professor de Língua Portuguesa - Colégio da Policia Militar do Estado de Goiás - Unidade César Toledo e Colégio Couto Magalhães. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola. Especialização em Docência Universitária pela Faculdade Católica de Anápolis, mestranda no programas de pós graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia da UEG -Anápolis. Professora atuante há mais de vinte anos no mercado de trabalho e corretora de redação. 

Publicado

2025-03-07