JOGOS ESTRATÉGICO NO ENSINO INCLUSIVO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/a8hngq96Palavras-chave:
Jogos estratégicos, Jogo seixos, Ensino-aprendizagem e inclusaoResumo
Os Jogos Estratégicos são uma alternativa promissora para equilibrar a formalidade da disciplina com o desejo de tornar o aprendizado mais envolvente. Assim, este trabalho objetiva realizar uma discussão sobre como pode ser realizada a inclusão de alunos do atendimento educacional especializado (AEE) ao utilizar jogos estratégicos no ensino de matemática. O percurso metodológico foi realizado utilizando de duas abordagens, um estudo teórico baseado em pesquisa bibliográfica e a realização de uma pesquisa de campo realizada com o “Jogo Seixos”. Destaca-se que esta foi uma atividade desenvolvida na Residência Pedagógica em uma escola pública da cidade de Anápolis. Discute-se as adaptações que foram necessárias para incluir esses alunos e os resultados observados nesta experiência didática, revelando os jogos estratégicos não só como uma forma de gerar motivação e interação entre os alunos, mas também como instrumento de inclusão, propiciando uma discussão a respeito do tema. A natureza inclusiva do “Jogo Seixos” permitiu que todos os alunos participassem e se beneficiassem do processo de aprendizagem.
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