A HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017:
COMPARAÇÃO ENTRE OS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS NO PNLD 2018 E NO PNLD 2021
DOI:
https://doi.org/10.31668/3wbcke82Palavras-chave:
Educação; Reforma do Ensino Médio; História do Brasil RepúblicaResumo
A nova reforma do Ensino Médio no Brasil, aprovada em 2017, redefiniu significativamente a organização curricular escolar. Uma de suas principais alterações foi dividir os componentes (disciplinas) por áreas, compartilhando entre eles um conjunto de competências e habilidades comuns. Com isso, os quatro componentes que integram a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) passaram a repartir os mesmos livros didáticos. Diante de tal mudança, o objetivo deste artigo é comparar como a História do Brasil República é abordada nos livros didáticos de História aprovados antes da reforma, pelo PNLD 2018, e nos livros de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aprovados pós-reforma, pelo PNLD 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

