BERNARDO ÉLIS E SUAS ANDANÇAS LITERÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i4.12535Resumo
Explorar o acervo da Biblioteca Bernardo Élis, pertencente ao Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (ICEBE), na capital – Goiânia – com intuito de se debruçar encima do acervo bernardiano em busca de livros e documentos ricos em informações sobre a caminhada de Bernardo pelo mundo literário; o “rol” de amigos escritores que ele conquistou, sua ascensão, tudo isso se faz objetivo maior deste artigo. O material analisado e aqui apresentado, em sua maioria, é oriundo de verdadeiras raridades guardadas e preservadas no acervo “Icebiano”. Ao encabeçar cada texto deste artigo com as capas originais dos vários livros dedicados a Bernardo por grandes nomes da literatura nacional e goiana, bem como as dedicatórias que compõem os mesmos, objetivou-se, também, registrar o quanto Élis conquistou a amizade de vários “monstros” consagrados da literatura moderna brasileira que não economizaram palavras ao lhe dedicar/autografar tão raros exemplares de suas obras.
Palavras-chave. Bernardo Élis. Biblioteca. Acervo. Autógrafos. Amigos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).