A CRIATIVIDADE EXPANDIDA DE EDLA VAN STEEN:
O CASO DAS ARTES VISUAIS
Resumo
Este escrito busca compreender o trabalho da artista Edla van Steen a partir do que concebemos como criatividade expandida. Focamos em sua lida com as artes visuais enquanto galerista e nos importantes e vários artistas escolhidos e expostos na Galeria Múltipla de Arte, em São Paulo, no período em que lá esteve. Esse artigo tem caráter analítico/reflexivo e apoia-se em uma pesquisa em jornais e livros. Nossos resultados mostram van Steen enquanto uma criadora multifacetada, de caráter coletivo e com um atento gosto estético para as artes visuais que poderiam ser facilmente reproduzidas, viabilizando um maior acesso aos trabalhos de artes.
Palavras-chave: Criatividade expandida; Galeria Múltipla de Arte; Artes visuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).