INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL/COGNITIVA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PIRES DO RIO:
O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL RODRIGO RODRIGUES DA CUNHA E PROFESSOR IVAN FERREIRA
Resumo
Esta pesquisa faz uma discussão sobre a inclusão do aluno com deficiência intelectual/cognitiva no ensino médio público de Pires do Rio. Considerando ser uma temática atual e muito relevante à comunidade científica tem-se como objetivo refletir sobre avanços para a inclusão escolar, debatendo teorias que aprimore a educação inclusiva. Parte-se do pressuposto, que a inclusão de alunos com deficiência, no ensino regular, mobiliza escola e sociedade para um novo paradigma, dentro do espaço de aprendizagem; buscando igualdade de oportunidade e superação barreira que inibem a inclusão. Para realização da pesquisa foi feita uma análise bibliográfica e documental referente ao assunto, assim como, realizou-se uma pesquisa de campo participativa, tendo como estudo de caso os Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha e Professor Ivan Ferreira, sediados na cidade de Pires Rio-Goiás. Entende-se que a ressignificação da escola é imprescindível para melhoria da educação. Portanto, esta reflexão apresenta as barreiras que impedem a verdadeira inclusão, e indicativos que favoreçam a verdadeira inclusão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).