INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL/COGNITIVA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PIRES DO RIO:

O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL RODRIGO RODRIGUES DA CUNHA E PROFESSOR IVAN FERREIRA

Autores

  • Antonio Pinheiro de Rezende Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Pires do Rio
  • Júlio César Pereira Borges Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Esta pesquisa faz uma discussão sobre a inclusão do aluno com deficiência intelectual/cognitiva no ensino médio público de Pires do Rio. Considerando ser uma temática atual e muito relevante à comunidade científica tem-se como objetivo refletir sobre avanços para a inclusão escolar, debatendo teorias que aprimore a educação inclusiva. Parte-se do pressuposto, que a inclusão de alunos com deficiência, no ensino regular, mobiliza escola e sociedade para um novo paradigma, dentro do espaço de aprendizagem; buscando igualdade de oportunidade e superação barreira que inibem a inclusão. Para realização da pesquisa foi feita uma análise bibliográfica e documental referente ao assunto, assim como, realizou-se uma pesquisa de campo participativa, tendo como estudo de caso os Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha e Professor Ivan Ferreira, sediados na cidade de Pires Rio-Goiás. Entende-se que a ressignificação da escola é imprescindível para melhoria da educação. Portanto, esta reflexão apresenta as barreiras que impedem a verdadeira inclusão, e indicativos que favoreçam a verdadeira inclusão.

Biografia do Autor

  • Antonio Pinheiro de Rezende, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Pires do Rio

    Graduação em Ciências Sociais - Ulbra-Canoas.  Pós-Graduação em Educação e Diversidade: relações étnico-raciais e de gênero.

  • Júlio César Pereira Borges, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professor nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos