As novas formas de identidade e temporalidade na Pós-Modernidade: o “Tempo Breve” e a “Identidade de Consumidor”

Autores/as

  • Rubens Arantes Correa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Dagmar Manieri Universidade Federal do Tocantins

Resumen

Resumo: O objetivo deste artigo é um estudo das formas de identidade na denominada “condição pós-moderna” que estão associadas a uma nova forma de temporalidade. Sabe-se que atualmente o tempo breve é uma das características da temporalidade. Por isso, a importância de se pensar na atual sociedade de consumo como promotora de uma forma de identidade que podemos denominar de “identidade de consumidor”. Tal identidade compõe, juntamente com outras formas de identidade, um conjunto complexo onde se representa a imagem do indivíduo na pós-modernidade.

Palavras-Chave: Pós-moderno. Identidade. Sociedade de consumo. Temporalidade. Imagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rubens Arantes Correa, Universidade do Estado de Minas Gerais
    Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP Franca); docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG);
  • Dagmar Manieri, Universidade Federal do Tocantins
    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); docente do Programa de Pós-Graduação “Estudos de Cultura e Território” da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e membro do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Cómo citar

As novas formas de identidade e temporalidade na Pós-Modernidade: o “Tempo Breve” e a “Identidade de Consumidor”. (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 245-261. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4507