História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará - Brasil)

Autores

  • Geraldo Magella de Menezes Neto Faculdade Integrada Brasil Amazônia

Resumo

Resumo: O presente artigo pretende tratar do ensino de História Medieval para o ensino fundamental, sugerindo a abordagem de três temas: a alimentação, a moradia e o lazer. Entendemos que a Idade Média pode ser vista em sala de aula a partir do cotidiano, o que aproxima esse período histórico da realidade dos alunos e possibilita a relação passado-presente, tornando o aprendizado mais significativo. O artigo também relata uma experiência desenvolvida com alunos da 6ª série de escola pública em Belém do Pará, no distrito de Mosqueiro.

Palavras-chave: Alimentação. Ensino de História. História Medieval. Lazer. Moradia.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geraldo Magella de Menezes Neto, Faculdade Integrada Brasil Amazônia
    Possui Graduação em História (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2009) e Mestrado em História Social da Amazônia pela UFPA (2012). Professor do curso de Licenciatura em História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professor da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém-PA, distrito Mosqueiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, atuando principalmente com os seguintes temas: literatura de cordel, história do livro e da leitura, história ambiental, ensino de história.

Downloads

Publicado

27-01-2016

Como Citar

História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará - Brasil). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 320-339. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4193