Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder

Autores/as

  • Ricardo Keenan Gelb
  • Charles Sidarta Machado Domingos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Resumen

Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar, embasado nas idéias de Antonio Gramsci e de Louis Althusser, a utilização da Educação e da Escola como aparelho ideológico de estado e como mecanismo de obtenção de consenso, dentro de uma estratégia de controle hegemônico. O período histórico escolhido para esta análise é o da ditadura civil-militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. A análise se dará através do exame de manuais e livros didáticos de Educação Moral e Cívica, produzidos e utilizados no período em estudo. O objetivo do trabalho é entender esse período histórico e analisar a forma como a Educação, a escola e os professores serviram à consolidação do projeto hegemônico da ditadura civil-militar. 

Palavras-chave: História; Ditadura civil-militar; Hegemonia; Aparelhos ideológicos.

 

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Biografía del autor/a

  • Ricardo Keenan Gelb

    Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo IFSUL.

  • Charles Sidarta Machado Domingos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
    Doutorando em História na UFRGS. Professor de História no IFSUL.

Publicado

2014-09-03

Número

Sección

Artigos (Tema Livre)

Cómo citar

Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder. (2014). REVHIST - Revista De História Da UEG, 3(1), 36-55. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133