Sedução e rebeldia em Dom Juan: a recriação do mito por Molière (1965) e Fernando Peixoto (1970)

Autores

  • Eliane Alves Leal Universidade Estadual de Goiás Itumbiara – Goiás – Brasil

Resumo

As interlocuções entre Arte e História oferecem incontáveis caminhos para compreender um período histórico sob novos prismas. Quando nesta arte se insere a construção de um mito literário as nuanças se tornam mais delicadas e demandam um cuidado especial. Deste modo, este artigo analisa a construção do mito Dom Juan ao longo do tempo. No entanto, capturar este mito exige que o compreendamos dentro de sua historicidade, uma vez que é ali que as suas faces são mostradas. É inegável que este faz parte da tradição literária, porém, essa mesma tradição é significada e re-significada constantemente para responder às necessidades criativas e da recepção nos diferentes momentos em que o personagem reaparece. Em cada um deles a sedução, inerente a Dom Juan, ganha novos sentidos e novas formas e isso o confere um lugar dentro da realidade, o que o torna um objeto privilegiado de pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Eliane Alves Leal, Universidade Estadual de Goiás Itumbiara – Goiás – Brasil
    Mestre em História Social pela Universidade Federalde Uberlândia e professora na Universidade Estadual de Goiás.

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Edição

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Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Sedução e rebeldia em Dom Juan: a recriação do mito por Molière (1965) e Fernando Peixoto (1970). (2013). REVHIST - Revista De História Da UEG, 1(2), 177-208. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1308