Perfil socioeconômico dos Irmãos Terceiros do Carmo da Vila da Cachoeira na primeira metade do século XVIII
Socioeconomic profile of the Irmãos Terceiros do Carmo the Vilage of Cachoeira in the first half of the XVIII century
Resumen
Resumo: O presente artigo se estrutura, metodologicamente, através da construção do perfil socioeconômico de uma parcela dos irmãos terceiros que compunha o quadro social da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo da Vila de Cachoeira da então capitania da Bahia na primeira metade do século XVIII. Não se preservou nenhum livro de registro de entrada de irmãos ou de pagamento de anuidades da primeira metade dos setecentos. Recorremos, assim, a outras fontes que pudessem sanar a lacuna evidente no arquivo da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira. Neste sentido, coletamos fontes eclesiásticas e judiciais que informassem o pertencimento dos indivíduos às confrarias, sendo possível localizar o nome de 50 irmãos terceiros que atuaram no referido período. Procuramos reconstruir as especificidades existentes no quadro social da Ordem, ou seja, a partir da caracterização do grupo buscaremos vestígios que proporcione uma maior compreensão acerca do perfil dos irmãos terceiros e suas possíveis implicações no cenário social local. A fim de alicerçar a discussão, recorremos a recentes produções historiográficas que nos ajudam a compreender os meandros sociais que constituíam as relações das ordens terceiras com a sociedade colonial, a partir do perfil social dos seus membros.
Palavras chave: Ordens terceiras. Perfil socioeconômico. Sociabilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.