“Destruindo as trevas espirituais, morais e intelectuais”: historicidades religiosas e educação batista no Vale do Rio Tocantins (1936-1940)

Autores/as

  • Vasni de Almeida Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Wedster Felipe Martins Sabino Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumen

Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar as missões batistas inauguradas no interior do Brasil Central, a partir de 1926, por meio da ação religiosa, educacional e social das professoras e missionárias Beatriz Rodrigues da Silva e Lygia de Castro Martins, sob a orientação da Junta de Missões Nacionais, da Confederação Batista Brasileira. Interessa-nos a atuação das missionárias enquanto agentes sociais promotoras de uma conformação cultural das populações indígenas e sertanejas do vale do Tocantins, contribuindo para a efetivação do programa de evangelização batista, em sintonia com os projetos de integração nacional em voga no período getulista. Para abordar as ações missionárias das duas professoras utilizaremos referenciais teóricos oriundos da História Cultural das Religiões, numa interface com conceitos provenientes da Antropologia e Sociologia, com o objetivo de perceber as práticas missionárias como próprias da formação do campo religioso, termo ancorado na perspectiva de Pierre Bourdieu.

Palavras-Chave: História Cultural das Religiões. Missionarismos. Educação Batista.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Vasni de Almeida, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

  • Wedster Felipe Martins Sabino, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Graduando no Curso de História da Universidade Federal do Tocantins. Bolsista PIBIC/Cnpq desde julho de 2018.

Publicado

2019-05-07

Cómo citar

“Destruindo as trevas espirituais, morais e intelectuais”: historicidades religiosas e educação batista no Vale do Rio Tocantins (1936-1940). (2019). REVHIST - Revista De História Da UEG, 8(1), e811907. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8829