Nacionalismo, modernização e imperialismo interno: um novo bandeirante chega à nova capital do estado goiano (1930-40)
Resumen
Resumo: Neste artigo discutiremos a construção do discurso político de modernização e ocupação econômica do estado de Goiás nas décadas de 1930 e 1940. Como o projeto modernizador do estado goiano foi um processo vasto e complexo, iremos abordar apenas os reflexos deste discurso na construção de “lugares de memórias” na nova capital do estado de Goiás. Para a fundamentação teórico-metodológica deste estudo, lançamos mão da revisão bibliográfica referente ao processo de modernização do Estado brasileiro no período varguista (1930-1945), assim como de estudos voltados para o método da análise discursiva. Neste sentido, veremos como o “mito bandeirante” elaborado nas décadas de 1930 e 1940 influenciou não somente as representações sobre o passado e o presente nacional, mas especialmente a reordenação da paisagem urbana e a identidade da jovem capital goiana através da construção de um monumento em homenagem ao bandeirante.
Palavras-chave: Bandeirante. Goiás. Representação. Modernização. Discurso.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.