Um campo em disputa: Comunistas e Trotskistas na reconfiguração das esquerdas argentinas (1943-1960)

Autores/as

  • Jeú Daitch de Castilho Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumen

Resumo: o campo das esquerdas na Argentina das décadas de 1940 e 1950 sofreu importantes transformações. Comunistas, nacionalistas, trotskistas, revolucionários heterodoxos e demais representantes da esquerda argentina viram-se obrigados a reverem suas posições diante de novíssimos processos históricos e políticos que colocavam em xeque antigos conceitos e leituras de conjuntura. O peronismo a nível nacional e o populismo a nível continental, bem como o novo contexto do capitalismo obrigaram intelectuais de variados campos políticos a repensarem seu projeto de nação bem como sua própria identidade política. Por isso, o presente texto procura contextualizar as disputas teóricas entre variados partidos que se proclamavam de esquerda apontando releituras realizadas diante dos novos processos históricos em gestação.

Palavras-chave: Argentina. Peronismo. Esquerdas. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jeú Daitch de Castilho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    Mestre em História pela UNIOESTE, graduando em Ciências Sociais pela UFPR e professor da rede pública e privada de ensino no Paraná.

Publicado

2016-07-01

Número

Sección

Artigos (Tema Livre)

Cómo citar

Um campo em disputa: Comunistas e Trotskistas na reconfiguração das esquerdas argentinas (1943-1960). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 5(1), 177-202. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4942