A estrada de automóveis do Seridó e a constituição de uma nova mobilidade no território norte-rio-grandense (1914-1934)

Authors

  • Fagner David da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Abstract

Resumo: Neste ensaio buscamos entender como a política de construção de estradas de rodagem no Rio Grande do Norte foi pensada e posta em prática pelos grupos dirigentes do estado entre os anos de 1914 e 1934, tentando perceber alguns elementos – associados aos ideais de progresso e de moderno no período – como articuladores de uma nova dinâmica da mobilidade no território norte-rio-grandense. Tal dinâmica da mobilidade nos é observada aqui como resultado do desejo desses grupos de aproximarem o litoral do sertão por meio das estradas de rodagem. Essa proximidade será analisada ao longo do processo de construção da Estrada de Automóveis do Seridó, cuja construção teve início com a criação de uma sociedade anônima pelo engenheiro José Francisco Brandão Cavalcanti em 1914, marco inicial do nosso recorte temporal. Anos mais tarde - década de 1920 - a Estrada de Automóveis do Seridó deu origem a uma rede viária denominada de Seridó que ia de Natal a Serra Negra. Nesse sentido, entendemos que essas transformações materiais contribuíram para modificar a fisionomia do território norte-rio-grandense e ajudaram na constituição de uma nova dinâmica da mobilidade no estado.

Palavras-chave: Estradas de rodagem. Grupos dirigentes. Progresso. Mobilidade. 

 

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Author Biography

  • Fagner David da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Published

2016-01-27

How to Cite

A estrada de automóveis do Seridó e a constituição de uma nova mobilidade no território norte-rio-grandense (1914-1934). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 189-210. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3680