Notas acerca de representações fílmicas referentes à Ditadura militar brasileira: os casos de O que é isso Companheiro? (1997) e Araguaia: a conspiração do silêncio (2004)

Autores

  • Julierme Morais Universidade Estadual de Goiás.

Resumo

Resumo: No presente artigo procuramos examinar a maneira pela qual alguns aspectos da Ditadura militar brasileira (1964-1985) foram representados nos filmes O que é isso Companheiro? (BARRETO, 1997) e Araguaya: a conspiração do silêncio (DUQUE, 2004). Alicerçando-nos nos conceitos de práticas e representações, tecemos notas sobre as referidas películas problematizando suas historicidades, bem como alguns aspectos que geraram representações conflitantes, abrindo lastro para o surgimento de memórias divergentes atinentes ao processo histórico em voga.  

Palavras-chave: Cinema. Representação. Ditadura militar. Memórias.

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Biografia do Autor

  • Julierme Morais, Universidade Estadual de Goiás.
    Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); docente da área de Teoria e Metodologia da História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Iporá; editor-chefe da revista científica Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (ISSN: 2238-3565) e pesquisador do Núcleo de Estudos de História da Arte e da Cultura (NEHAC) e do Grupo de Estudos de Estudos de História e Imagem (GEHIM).

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Publicado

29-07-2015

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Notas acerca de representações fílmicas referentes à Ditadura militar brasileira: os casos de O que é isso Companheiro? (1997) e Araguaia: a conspiração do silêncio (2004). (2015). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(1), 223-239. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3445