Construindo a fé, recriando a divindade: uma experiência religiosa no sertão do Piauí

Autores/as

  • Robério Américo do Carmo Souza Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piuaí (PPGHB/UFPI)
  • Patrícia de Souza Santos Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB/UFPI)

Resumen

Este artigo realiza um esforço inicial de compreensão histórica da experiência social de fiéis cristãos, no sertão do Piauí, na construção de práticas de fé e celebração da Santa Cruz dos Milagres, em movimento de constante recriação de sua divindade.

Palavras-chaves: religiosidade popular, cultura sertaneja, Santa Cruz dos Milagres.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Robério Américo do Carmo Souza, Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piuaí (PPGHB/UFPI)
    Licenciado em História pela UFC (1998), Mestre em História Social pela PUC (2001), Doutor em História Social pela UFF (2008). Professor do Departamento de Geografia e História da UFPI desde 2009. Professor do Programa de Pós-Gradução em História do Brasil desde 2010.
  • Patrícia de Souza Santos, Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB/UFPI)
    Licenciada em História pela UFPI (2010). Mestranda em História do Brasil (PPGHB/UFPI)

Publicado

2013-08-27

Cómo citar

Construindo a fé, recriando a divindade: uma experiência religiosa no sertão do Piauí. (2013). REVHIST - Revista De História Da UEG, 2(1), 167-191. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1103