A Semana Farroupilha de Porto Alegre: um Lugar de Memória

Autores/as

  • Henrique Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumen

Resumo: Compreender, hoje, uma cidade, um espaço urbano, exige um exercício não apenas de pesquisa, mas de reflexão sobre o esforço humano para criá-la e modificá-la. Partindo desta premissa, Porto Alegre torna-se um exemplo com possibilidades quase infinitas de análise, passando pela origem da cidade, assim como seu desenvolvimento urbano e cultural. Este artigo abordará o desenvolvimento da comemoração da Semana Farroupilha na capital gaúcha sob o prisma do conceito de “Lugares de Memória” – categoria formulada por Pierre Nora (1993). Para tal empreitada, serão apresentados alguns conceitos-chave para a compreensão de um imaginário social acerca da festividade. Abordados de modo qualitativo, leis e decretos, tanto municipais quanto estaduais, assim como as entrevistas e a bibliografia produzidas por seus agentes, são utilizados nesta pesquisa. É realizada, então, a análise da relação entre o poder público e os tradicionalistas na consagração e legitimação de espaços como símbolos sul-rio-grandenses, neste caso específico, a Semana Farroupilha.

Palavras-chave: Lugares de Memória. Pierre Nora. História Regional. Semana Farroupilha. MTG.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Henrique Perin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Bacharel em Jornalismo e em História; mestre em História das Sociedades Ibéricas e Americanas; doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação da PUCRS. 

Publicado

2019-03-11

Cómo citar

A Semana Farroupilha de Porto Alegre: um Lugar de Memória. (2019). REVHIST - Revista De História Da UEG, 8(1), e811903. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8014