À luz do terror: uma análise dos filmes O Bandido Da Luz Vermelha (1968) e Terror Da Vermelha (1972)

Authors

  • Carlos Lopes Barbosa Universidade Federal do Piauí
  • Edwar de Alencar Castelo Branco Universidade Federal do Piauí

Abstract

Resumo: O Cinema Marginal foi um movimento iniciado no Brasil a partir da década de 1960 e que no Piauí se estende até a década de 1980. Após um período de ascensão do Cinema Novo, cineastas radicais desistiram de mudar o mundo com filmes que mostravam os problemas sociais do país e partiram para o experimentalismo em produções com narrativas fragmentadas, falta de coerência nas tramas e sequências sem conexão, abraçando, portanto, a chamada “estética do lixo”, e direcionando suas câmeras para aqueles que foram colocados à margem do processo de modernização. Neste contexto histórico vários jovens produziram filmes em formato não comercial que se enquadram na ótica do cinema marginal. O presente trabalho teve como finalidade analisar as produções audiovisuais ligadas a esta estética marginal a partir dos filmes O Bandido da Luz Vermelha e Terror da Vermelha e identificar similaridades ou divergências nessas duas produções consideradas precursoras do movimento denominado Cinema Marginal.

Palavras-chave: História. Cinema Marginal. Vermelha.

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Author Biographies

  • Carlos Lopes Barbosa, Universidade Federal do Piauí
    Formado em História e mestrando em História do Brasil.
  • Edwar de Alencar Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí
    Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela; bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2, área História

Published

2016-07-06

Issue

Section

Artigos (Tema Livre)

How to Cite

À luz do terror: uma análise dos filmes O Bandido Da Luz Vermelha (1968) e Terror Da Vermelha (1972). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 5(1), 292-306. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4947