Macunaíma e o caráter nacional brasileiro: a cultura “desgeograficada”

Authors

  • Martha Victor Vieira Universidade Federal do Tocantins
  • Jean Carlos Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

Abstract

Resumo: Neste artigo analisaremos a questão da identidade nacional no Brasil, tomando como parâmetro a obra de Mário de Andrade: Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Nosso objetivo é discutir a recepção do livro e destacar os aspectos geo-históricos presentes nessa narrativa literária, que, por meio de uma linguagem alegórica, retrata as relações entre tradição e modernidade, rural e urbano, realidade e ficção, memória e esquecimento. Mario de Andrade descreve, de forma lúdica, as representações de mundo das diversas regiões brasileiras, chamando atenção para a cultura híbrida que resultou do contato de elementos pluriétnicos. A estrutura narrativa de Macunaíma confere à cultura um aspecto “desgeograficado”, que resultou em uma importante contribuição intelectual para se pensar a formação do caráter nacional brasileiro.

Palavras-Chave: Macunaíma. Caráter Nacional.  Cultura Brasileira. Território.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Martha Victor Vieira, Universidade Federal do Tocantins
    Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); docente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
  • Jean Carlos Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins
    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); docente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

How to Cite

Macunaíma e o caráter nacional brasileiro: a cultura “desgeograficada”. (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 01-19. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4499