Historiografia amazônica em perspectiva: aspectos de um processo de abertura metodológica (1950-2000).

Authors

  • Daniel da Silva Klein Docente de História da Universidade Federal do Acre

Abstract

O texto a seguir faz uma investigação narrativa sobre determinados aspectos da historiografia amazônica, escolhendo autores que escreveram no período que vai de 1950 a 2000. O objetivo é demonstrar que em meio a diversidade de intenções desses autores houve uma mobilização com vistas a ampliação do debate acerca de temas e abordagens sobre essa região do Brasil. A hipótese é que o movimento de abertura da historiografia amazônica foi gradual e trouxe em seu bojo as fraturas provocadas pelas escolhas de cada historiador, que foram deixando de lado temporalidades, individualidades e tramas. A proposta é demonstrar narrativamente como esses rastros, cacos e silêncios ao invés de enfraquecerem essa abertura constante, a fortaleceram.

 

Palavras-chave: Amazônia, historiografia e metodologia. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Daniel da Silva Klein, Docente de História da Universidade Federal do Acre
    Graduado em História pela Universidade Federal do Acre, onde é docente de História e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Published

2014-02-21

Issue

Section

Artigos (Tema Livre)

How to Cite

Historiografia amazônica em perspectiva: aspectos de um processo de abertura metodológica (1950-2000). (2014). REVHIST - Revista De História Da UEG, 2(2), 01-17. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2102