A aquisição de terras por brasileiros no Paraguai e a migração de retorno de pequenos proprietários de terras

The acquisition of land by Brazilians in Paraguay and the return migration of small land owners

Autores

  • Vanucia Gnoatto Universidade de Passo Fundo Autor

Resumo

O presente artigo visa discutir sobre a busca pela propriedade da terra por brasileiros no Paraguai e seus desdobramentos até a migração de retorno de pequenos agricultores. Trata-se de um estudo de história oral, com base em entrevistas realizadas de julho de 2018 a janeiro de 2019, em distritos do Departamento de Alto Paraná, no caso Santa Rita, Naranjal e San Alberto, e municípios paranaenses fronteiriços, no caso Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Missal. Nesse sentido, dividimos nosso trabalho em três seções. Em um primeiro momento, tratamos da busca pela propriedade da terra entre migrantes sulistas. Em seguida, abordamos um pouco do trabalho nessas propriedades nos primeiros tempos no Paraguai. Por fim, na terceira seção, refletimos sobre os fatores que influenciaram na migração de retorno. Conclui-se que havia, entre estes imigrantes, um elemento geracional e cultural que fazia com que buscassem obter a propriedade de terras para o cultivo. Além disso, se na emigração ao Paraguai, o contexto brasileiro tornava difícil a aquisição de terras pelos altos custos, devido à modernização no campo e ao atrativo investimento em áreas agricultáveis na região Leste no Paraguai; em poucas décadas, o processo de modernização e posterior agronegócio, pelos altos custos de investimentos, dificultará a permanência no campo de pequenos agricultores.

Palavras-chave: Paraguai; Propriedade da terra; Imigrantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanucia Gnoatto, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF); integrante do Núcleo de Pesquisa sobre Território e Fronteira (NUTEF) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

A aquisição de terras por brasileiros no Paraguai e a migração de retorno de pequenos proprietários de terras: The acquisition of land by Brazilians in Paraguay and the return migration of small land owners. (2025). Revista De História Da UEG (REVHIST), 14(2), e422507. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/16808