A aquisição de terras por brasileiros no Paraguai e a migração de retorno de pequenos proprietários de terras
The acquisition of land by Brazilians in Paraguay and the return migration of small land owners
Resumo
O presente artigo visa discutir sobre a busca pela propriedade da terra por brasileiros no Paraguai e seus desdobramentos até a migração de retorno de pequenos agricultores. Trata-se de um estudo de história oral, com base em entrevistas realizadas de julho de 2018 a janeiro de 2019, em distritos do Departamento de Alto Paraná, no caso Santa Rita, Naranjal e San Alberto, e municípios paranaenses fronteiriços, no caso Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Missal. Nesse sentido, dividimos nosso trabalho em três seções. Em um primeiro momento, tratamos da busca pela propriedade da terra entre migrantes sulistas. Em seguida, abordamos um pouco do trabalho nessas propriedades nos primeiros tempos no Paraguai. Por fim, na terceira seção, refletimos sobre os fatores que influenciaram na migração de retorno. Conclui-se que havia, entre estes imigrantes, um elemento geracional e cultural que fazia com que buscassem obter a propriedade de terras para o cultivo. Além disso, se na emigração ao Paraguai, o contexto brasileiro tornava difícil a aquisição de terras pelos altos custos, devido à modernização no campo e ao atrativo investimento em áreas agricultáveis na região Leste no Paraguai; em poucas décadas, o processo de modernização e posterior agronegócio, pelos altos custos de investimentos, dificultará a permanência no campo de pequenos agricultores.
Palavras-chave: Paraguai; Propriedade da terra; Imigrantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista de História da UEG (REVHIST)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.














