Gente de toda a qualidade: os membros da irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Recife (1715-1730)

People of all quality: the members of the Brotherhood of Madonna of the Rosary of the Black People in Recife (1715-1730)

Autores

  • Petros José da Rocha Brandão Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Resumo: No século XVIII, diferentes grupos sociais compunham a sociedade colonial brasileira. Um dos elementos que regulavam a sua organização era a divisão dessas pessoas em diferentes qualidades. O presente artigo tem por intenção analisar como se relacionava a ideia de diferentes qualidades dos indivíduos no período colonial e as irmandades de homens pretos na Capitania de Pernambuco. Para dessa forma, analisar qual era a relação entre a noção de qualidade e a organização dessas irmandades de pretos a partir dos termos de compromissos das irmandades do Rosário do século XVIII e do Livro de Assento de Irmãos da Irmandade do Rosário dos Pretos do Recife de 1715-1730.

Palavras-chave: Irmandades de Homens pretos. Capitania de Pernambuco. Termos de Compromissos.

Biografia do Autor

  • Petros José da Rocha Brandão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Gente de toda a qualidade: os membros da irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Recife (1715-1730): People of all quality: the members of the Brotherhood of Madonna of the Rosary of the Black People in Recife (1715-1730). (2019). Revista De História Da UEG, 8(2), e821923. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9663