O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
The role of the instrumentalist/composer as an element of synthesis between the scholar and the popular in the spaces of practice of choro
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise voltada ao papel do instrumentista-compositor como elemento que une as culturas caracterizadas como “erudita” e “popular” nos diferentes espaços de prática do Choro brasileiro e sul-rio-grandense. Primeiramente, aborda-se a relação entre as culturas do popular e do erudito, buscando revelar a interação existente e não oposição e disputa por importância e hierarquização dos conceitos que, pela atuação do instrumentista-compositor, torna-se característica da história do gênero. Na segunda parte do trabalho insere-se no debate o papel do instrumentista-compositor, evidenciando sua contribuição e importância como mediador desses espaços multiculturais de prática em diferentes momentos históricos e com exemplos da mesma forma contextualizados no cenário do Choro nacional e sul-rio-grandense.
Palavras-Chave: Choro. História. Cultura Popular. Cultura Erudita. Rio Grande do Sul.
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