“Peraque justamente os abomine a nação ofendida”: “Manifestos da Restauração” - uma Memória da Tirania Filipina

Autores

  • Walter Luiz Andrade Neves Secretaria de Educação e Cultura de Itaguaí

Resumo

Resumo: Este artigo examina os “manifestos” ou “papeis da restauração” - que apareceram a partir do ano de 1641, tanto em Portugal quanto nos demais países da Europa - com a intenção de justificar a deposição de Felipe IV Habsburgo e a aclamação de D. João IV Bragança, alteração dinástica ocorrida em primeiro de dezembro de 1640 mediante um golpe de Estado. A análise foca no processo de construção de certa “memória da tirania filipina” nestes manifestos - através de certa compreensão do caráter da União Ibérica e de sua instauração em 1580 por parte dos letrados restauradoresque dão ênfase aos transtornos dos validos de Felipe III e IV ao Acordo de Tomar (1581), espécie de documento inaugural da dita União das Coroas. O período entre 1580 e 1640 surgirá então enquanto “anos-memória”, praticamente demonizados na história lusitana a partir da Restauração.

Palavras-Chave: Restauração Portuguesa. Tirania Filipina. Memória da Restauração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Walter Luiz Andrade Neves, Secretaria de Educação e Cultura de Itaguaí

    Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professor da Prefeitura Municipal de Itaguaí (RJ).

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

“Peraque justamente os abomine a nação ofendida”: “Manifestos da Restauração” - uma Memória da Tirania Filipina. (2019). REVHIST - Revista De História Da UEG, 8(1), e811911. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9108