“Os mais notórios elementos vermelhos deste País se instalam já no próprio Palácio presidencial da República”: a Doutrina de Segurança Nacional nos discursos dos deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (1963-1964)

Autores

  • Guilherme Catto Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Resumo: O presente trabalho consiste na análise da atuação dos parlamentares da Legislatura 1963-1966 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em oposição ao Governo de João Goulart e em apoio ao Golpe Civil-Militar de 1964. Inspirados pela concepção de que o movimento golpista contou com ampla participação de civis, inclusive através de partidos políticos conservadores, visamos, com essa produção, encontrar elementos que denotem o alinhamento dos parlamentares dessa Legislatura aos conceitos da Doutrina de Segurança Nacional, um dos principais alicerces do referido Golpe. Para tanto, buscamos encontrar em seus discursos a formulação de imaginários baseados em elementos da Doutrina, como: a concepção de “guerra total”, “inimigo interno” e “fronteiras ideológicas”. Metodologicamente utilizamos a análise de conteúdo, em seu viés qualitativo. Teoricamente nos baseamos no conceito de imaginário, próprio da História Política, considerado peça fundamental na disputa política e na legitimação do poder.

Palavras-chave: Golpe de 1964. Doutrina de Segurança Nacional. Assembleia Legislativa do RS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Catto, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

“Os mais notórios elementos vermelhos deste País se instalam já no próprio Palácio presidencial da República”: a Doutrina de Segurança Nacional nos discursos dos deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (1963-1964). (2019). REVHIST - Revista De História Da UEG, 8(1), e811919. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9019