“Este povo está oprimido e tiranizado”: Petição e capítulos contra o mau governo na América Portuguesa (1630 – 1640)
Resumo
Resumo: O presente artigo[1] trata dos capítulos escritos por Lourenço de Brito Correia, homem de posses na Bahia e militar conhecido no cenário baiano, contra o governador-geral do Estado do Brasil Diogo Luís de Oliveira (1627 – 1635). Tem como objetivo analisar os conceitos fundamentais que conformam o governo de Diogo Luiz como tirano segundo o autor dos capítulos; além de discutir em que medida a biografia de Lourenço de Brito possibilita uma maior compreensão da produção destas formas de discurso com as tomadas de posição política na cena pública de Salvador.
Palavras-Chave: Discurso Político. Lourenço de Brito Correia. Petição.
[1] Este trabalho estaria incompleto se não fossem expressos meus agradecimentos à Nathália Serenado, a Eric Carvalho e Jorge Victor Souza pela leitura e sugestões para tornar este texto mais agradável e consistente. A responsabilidade pelas conclusões que se seguem, no entanto, é inteiramente minha.
Copyright (c) 2019 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.