Ignacio Antonio da Silva Lisboa: um português entre Lisboa e São Luís nas primeiras décadas do Oitocentos
Resumo
Resumo: Esse artigo explora aspectos da trajetória de Ignacio Antonio da Silva Lisboa, português que ocupou cargos administrativos no Maranhão nas décadas de 1810 e 1820. O objetivo é apreender elementos dessa trajetória conectados ao quadro mais amplo de deslocamentos populacionais provocados pela transferência da família real para o território colonial e, quinze anos depois, pela Independência, com base em uma província que viveu profundas transformações decorrentes da Abertura dos Portos e que resistiu, até julho de 1823, ao projeto de independência concebido a partir do Rio de Janeiro. O artigo explora ainda, em menor escala, a trajetória do personagem nos anos subsequentes ao seu regresso a Portugal, com o intuito de explorar os mecanismos que esse emigrado acionou de modo a garantir recursos para a sua sobrevivência, dentro ou fora da estrutura administrativa portuguesa, que compusera até então.
Palavras-chave: Mundo luso-brasileiro. Período joanino. Independência. Maranhão.
Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.