Gaspar de Sousa e o Maranhão “Ibérico”: Impactos da política filipina no norte do Brasil
Resumo
Resumo: Parte-se, neste artigo, das ações do governador-geral do Brasil, Gaspar de Sousa para uma reflexão sobre o papel da União Ibérica na consolidação da dominação do Maranhão e Grão-Pará, no século XVII. Problematiza-se a ideia de abandono do vasto Maranhão, durante o período, com base nas ações de Gaspar de Sousa e aponta-se para novas formas se olhar para a fase em que o território esteve sob domínio da União Dinástica. Confere-se importância estratégica ao Estado Maranhão e Grão-Pará, no âmbito das políticas internacionais da época, para demonstrar em que consistem os impactos da política filipina no extremo norte da América portuguesa.
Palavras-chave: Gaspar de Sousa. União Ibérica. Maranhão. Impactos.
Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.