O lúdico como metodologia no ensino de História
Resumo
Resumo: Somos professores de História há 11 anos e atuamos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalhamos com turmas do Ensino Médio regular (Formação Geral e Formação de Professores) e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década), surgiu uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História e Jogo das Caixas Volume I publicados pela Editora Clube de Autores entre os anos de 2016 e 2018. Além disso, montamos um grupo no Facebook (chamado História Divertida) no qual publicamos, semanalmente, uma atividade dos livros da coleção. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema.
Palavras-chave: História. Passatempos. Jogos.
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