O lúdico como metodologia no ensino de História

Autores

  • Mariana Cardoso de Sousa Secretaria de Estado de Educação Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil http://orcid.org/0000-0003-4199-0461
  • Rafael Coelho Bastos Secretaria de Estado de EducaçãoRio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil

Resumo

Resumo: Somos professores de História há 11 anos e atuamos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalhamos com turmas do Ensino Médio regular (Formação Geral e Formação de Professores) e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década), surgiu uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História e Jogo das Caixas Volume I publicados pela Editora Clube de Autores entre os anos de 2016 e 2018. Além disso, montamos um grupo no Facebook (chamado História Divertida) no qual publicamos, semanalmente, uma atividade dos livros da coleção. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema.

Palavras-chave: História. Passatempos. Jogos.

Biografia do Autor

  • Mariana Cardoso de Sousa, Secretaria de Estado de Educação Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil

    graduada em História e especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior. Conquista do Prêmio Profissional da Educação Nota 10 ofertado pela Câmara Municipal de Nova Friburgo em 2017;

  • Rafael Coelho Bastos, Secretaria de Estado de EducaçãoRio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil

    graduado em História e especialista em “Do Iluminismo ao Pós-Modernismo: História, Sociedade e Cultura Contemporânea”.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

O lúdico como metodologia no ensino de História. (2018). Revista De História Da UEG, 7(1), 377-386. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093