Estandartes para os Orixás: mitologia Ioruba nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

Resumo

Resumo: Este artigo é um relato de experiência de uma proposta pedagógica desenvolvida sobre a mitologia Iorubá, na disciplina Artes Visuais. Aliados aos estudos teóricos, temos como resultado plástico a produção de estandartes com referência aos orixás pertencentes ao culto do Candomblé de Ketu, desenvolvido com estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da zona norte do Rio de Janeiro/RJ. Este processo de criação está ligado à ideia de que é necessário, constantemente, na prática de sala de aula, questionar hierarquias sustentadas pelo campo da arte, na qual alguns objetos são classificados como “artísticos”, enquanto outros são relegados a categorias marginais, subalternas, “primitivas”, “exóticas”, dentre outras.


Palavras-chave: Ensino das artes visuais. Lei 10.639/2003. Educação das Relações Étnico-raciais. Mitologia Iorubá; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

  • Camila do Socorro Aranha dos Reis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Arte educadora e pesquisadora. Doutoranda em Memória Social (UNIRIO). Mestre em Arte e Cultura Contemporânea (UERJ). Bacharela e licenciada em Artes Visuais (UFPA). Professora contratada no Colégio Pedro II e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Edvandro Luise Sombrio de Souza, Colégio Pedro II
    Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ. Possui Licenciatura em Artes Visuais - PARFOR, pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e em Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor efetivo - Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão I, onde trabalha com Ensino Básico, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. e participa do Núcleo de Estudos e Práticas em Arte e Educação - NEPArtE. Seus interesses de pesquisa atuais estão ligados às questões de gênero e diversidade sexual nos currículos de Artes Visuais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • André Vinícius Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Licenciado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes, EBA/UFRJ (2018); estudante-pesquisador do Grupo de Estudos PADE-Pesquisa em Africanidades na Dança Educação/UFRJ, desde 2014; participa do corpo de músicos da Companhia Folclórica do Rio de Janeiro, UFRJ, desde 2015; foi membro do Grupo Jongo da Lapa de 2012 a 2017; pesquisa e pratica jongo e outras manifestações da cultura popular brasileira; participa como pesquisador em Artes Visuais, no Núcleo de Estudos e Práticas em Arte e Educação - NEPArtE, do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão I (2018), atuante na linha de pesquisa Relações Étnico-raciais e Arte; já atuou em espetáculos teatrais como músico, ator e cantor; tem especial interesse e pesquisa voltada para o patrimônio cultural imaterial e musical brasileiro, expressos nas mais diferentes manifestações da cultura popular brasileira; busca aprofundar pesquisa no campo da etnomusicologia, e instrumentação musical. 

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Estandartes para os Orixás: mitologia Ioruba nos anos iniciais do ensino fundamental. (2018). Revista De História Da UEG, 7(1), 113-130. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7731