Analise documental sobre a insalubridade em olarias de Corumbá: um estudo dos processos do trt - 24ª Região – 1968
Resumo
A pesquisa foi realizada no Laboratório de História - LABHIS, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), via convênio Tribunal Regional do Trabalho - TRT - 24ª Região - MS e UCDB, através do projeto: Análise histórica dos processos trabalhistas do TRT - 24ª Região - MS (1962-1984). Nesta edição a presente pesquisa abordou a insalubridade que foi analisada nos processos das olarias de Corumbá-MS referente ao ano de 1968. O estudo destaca o dia a dia dos trabalhadores oleiros em condições de insalubridade e que buscavam os seus direitos trabalhistas via ações judiciais. Os trabalhadores relacionados nos processos reclamavam das condições de insalubridade e falta de equipamentos de segurança nos locais de trabalho. Os processos contêm fotografias de trabalhadores exercendo suas funções na olaria em condições precárias de trabalho. Este acervo documental foi de grande valor histórico para o período abordado, uma vez que as provas fotográficas foram contundentes e serviram de base para a sentença judicial. As legislações trabalhistas do período foram destacadas servindo de base para a análise e sentença dos juízes participantes do processo. Identificou-se que na maioria dos processos os reclamantes preferiam fazer acordo a esperar anos e anos até o final da sentença dos referidos processos, uma vez que desconheciam as legislações trabalhistas vigentes.
ANÁLISIS SOBRE EL DOCUMENTAL DE INSALUBRIDAD EM FÁBRICAS DE LADRILLOS CORUMBÁ: UN ESTUDIO DE CASOS DE TRT – 24ª REGIÓN - 1968
Resumen: La investigación se llevó a cabo en el Laboratorio de Historia -LABHIS, la Universidad Católica Dom Bosco (UCDB), con el apoyo del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq), através del Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica (PIBIC), a través de Tribunal Regional del Trabajo de acuerdo - TRT - 24 ª Región - MS y UCDB a través delproyecto: análisis histórico del TRT de trabajo - 24 ª Región - MS (1962-1984). En esta edición el estudio se dirigió a la insalubridad que se analizó en los procesos de la cerámica en Corumbá-MS para el año 1968. El estudio pone de relieve la vida cotidiana de los alfareros que trabajan en condiciones insalubres y la búsqueda de sus derechos a través de juicios laborales. Los trabajadores se quejaron de los procesos relacionados en condiciones insalubres y la falta de equipo de seguridad en el lugar de trabajo. Las actas contienen las fotografías delos trabajadores que ejerzan sus funciones en la cerámica en malas condiciones de trabajo. Este fondo documental es de gran valor histórico para el período que abarca, ya que la evidencia fotográfica fue abrumadora, y sirvió de base para las decisiones judiciales. Las leyes laborales de la época se destacaron como una base para el análisis y decisión de los jueces que participen en el proceso. Se encontró que en la mayoría de los casos de acuerdo a los reclamantes preferían esperar años y años hasta que el final de la frase de esos procedimientos, que desconocen las leyes laborales vigentes.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.