Humanismo e pensamento histórico em Jörn Rüsen: notas e reflexões para estudo em Teoria e Metodologia da História
Resumo
Diante dos paradigmas do ensino e da pesquisa em História Local e do Tempo Presente, o foco inicial do estudo consiste reunir notas que permitam apreender um modo de compreensão e explicação da História. Para superar o modelo tradicional baseado em memorizar fragmentos de coisas de arquivos familiares ou de documentos cartoriais, tanto a História Local quanto a História do Tempo Presente são redimensionadas e o foco da análise amplia a dimensão do humano (universal, geral) no indivíduo (local, particular). A partir do conceito de humano espera-se matizar algumas cores no sentido de evitar ou diminuir sombras sobre a teoria para a prática da História Local como modo de compreensão da vida em sentido histórico amplo (e dinâmico) enquanto vida cotidiana. As notas tomadas durante a audição da Palestra servirão como traço para sombrear a trilogia de Rüsen sobre a Teoria da História.
Humanism and Historical Thought in Jörn Rüsen: notes and reflections for study in theory and methodology of history
Summary: In the face of the paradigms of teaching and research in Local History and the Present Time, the initial focus of the study is to gather notes that to graspan understanding and explanation of the history. To overcome the traditional model based on storing fragments of things of family files or documents registry offices, both Local History as the History of the Present Time are resized and the focus of the analysis builds on the human dimension (universal, general) on the individual (local, private). The human concept tint some colors expected to avoid or reduce shadows on the theory to the practice of Local History as away of understanding life in historical sense (and dynamic) while everyday life. The notes taken during the hearing of the lecture will serve as dash to shadow the Rüsen trilogy about the theory of history.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.