Para além de uma história cultural do vestibular: elementos sócioeconômicos em “Química” e “O pequeno burguês”
Resumo
O processo de seleção para o Ensino Superior Público é aberto a todos, mas não apenas por isto, é democrático. A maioria dos aprovados pertence às classes A e B. Sua melhor condição financeira possibilitou a formação básica privada, cuja qualidade é superior à recebida no sistema público, o que não deixa de cofigurar um processo de manutenção de benefício de classe (transmitidos pelo nascimento). Diante da concorrência, as classes menos favorecidas devem pagar por sua formação em Universidades particulares. É evidente, portanto, a existência de um elemento de injustiça pressuposto no vestibular. O Estado deve interferir neste jogo de cartas marcadas, caso seja seu projeto a construção de uma sociedade que garanta as mesmas condições de oportunidades nas disputas sociais. Esta discussão é encaminhada a partir das canções Química e O Pequeno Burguês (que tematizaram o vestibular em contextos históricos esócio-econômicos diferenciados).
BEYOND A CULTURAL HISTORY REVIEW IN SELECTION PROCESS FOR PUBLIC HIGHER EDUCATION: SOCIO-ECONOMICS FATOR IN “QUÍMICA” AND “O PEQUENO BURGUÊS”
Abstract: The selection process for public higher education is open to all people,but not just because it is democratic. Most approved belong to classes A and B. Your best financial condition, allowed the private basic education, whose quality is higher than that received in the public system, which does not stop configure a process of maintaining the benefit of class (transmitted by birth). Before the competition, the lower classes must pay for their education in private universities. Clearly, therefore, the existence of an element of unfairness in the selection process assumption. The state should interfere in these game marked cards, if your project to build a society ensures the same opportunities in terms of social disputes. This discussion is taken from songs of “Química” and “O pequeno burguês” (whose theme is the selection process in different contexts).
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