Laços e traços de identidade numa leitura de Karl von Koseritz
Resumo
Ainda com 21 anos, em 1851, Carl von Koseritz abandonou sua terra natal na Germânia arregimentado para combater as tropas do General Juan Manoel de Rosas na Argentina. Porém, logo no princípio do combate, desertou e estabeleceu moradia na província do Rio Grande do Sul, sul do Império brasileiro. Residindo em diversas cidades daquela região, Koseritz se consagrou como um ativo partícipe dos negócios envolvendo a comunidade teuto-brasileira do sul do país. Este artigo tem como objetivo propor uma leitura da trajetória desta personagem baseada na tensão entre identidades presente em seus artigos escritos por ocasião de uma viagem ao Rio de Janeiro em 1883. Em determinados momentos é invocada a identidade alemã, em outros a teuto brasileira,ou ainda, a teuto-brasileira sulista.
TIES AND TRACES OF IDENTITY IN A READING OF KARL VONKOSERITZ
Abstract: Even at age 21 in 1851, Carl von Koseritz left his homeland in Germanyen listed to fight the troops of General Juan Manuel de Rosas in Argentina. Butright at the beginning of combat, defected and established residence in the province of Rio Grande do Sul, the southem most Brazilian Empire. Living invarious cities of that region, Koseritz established itself as an active participant in the business involving the Teutonic-Brazilian communities of the south. This article aims to propose a reading of the history of this character based on the tension between identities present in his articles written during a trip to Rio de Janeiro in 1883. At certain times is clamed German identity, in others the Teutonic-Brazilian, or even the Teutonic-Brazilian southerner.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.