Deslindando os caminhos das pesquisas sobre história das mulheres e de gênero na produção historiográfica em Goiás (1990-2006)

  • Rogério Chaves da Silva IFGoiano/Campus Avançado de Hidrolândia
  • Ana Carolina Eiras Coelho Soares Universidade Federal de Goiás

Resumo

Resumo: O presente artigo consiste em uma análise acerca das pesquisas sobre história das mulheres e de gênero produzidas na historiografia regional em Goiás entre os anos de 1996 e 2006. Nossa fonte de pesquisa consiste da produção historiográfica elaborada no interior do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da Universidade Federal de Goiás, por meio da qual elaboramos um estudo dedicado, especificamente, aos trabalhos sobre história das mulheres e de gênero que foram feitos no mencionado programa. Acreditamos que a importância desta análise reside no escrutínio da produção historiográfica em torno de uma temática extremamente atual e com grande vitalidade nos meios acadêmicos.

Palavras-chave: História das Mulheres. Gênero. Historiografia. Goiás. 

Biografia do Autor

Rogério Chaves da Silva, IFGoiano/Campus Avançado de Hidrolândia
Graduado, especialista, mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é docente do IFGoiano/Campus Avançado de Hidrolândia.
Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Universidade Federal de Goiás
Doutora em História Política e Cultural pela UERJ, mestre em História pela UERJ e graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela UERJ. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás
Publicado
2016-12-15
Como Citar
Silva, R., & Soares, A. C. (2016). Deslindando os caminhos das pesquisas sobre história das mulheres e de gênero na produção historiográfica em Goiás (1990-2006). Revista De História Da UEG, 5(2), 152-175. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4955
Seção
Artigos (Tema Livre)