Os etnoconhecimentos da cultura Paiter Suruí trabalhados na Escola Sertanista José do Carmo Santana – Cacoal (Rondônia – Brasil)

Autores

  • Carlos Alexandre Barros Trubiliano Universidade Federal de Rondônia
  • Laide Maria Ruiz Ferreira Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

Resumo

Resumo: O artigo apresenta os resultados de observações realizadas na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Sertanista José do Carmo Santana”, localizada na aldeia Gãpgir, linha 14, Terra Indígena Sete de Setembro, município de Cacoal, Rondônia. Tivemos como objetivo identificar quais são e como são trabalhados os etnoconhecimentos da cultura Paiter Suruí e até a que ponto a legislação vigente, que rege a educação específica e diferenciada para os povos indígenas, vem sendo cumprida na aldeia.

Palavras-chave: Educação escolar indígena. Currículo específico. Etnoconhecimento.

 

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Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Barros Trubiliano, Universidade Federal de Rondônia
    Professor Adjunto de História Contemporânea na Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Franca. 
  • Laide Maria Ruiz Ferreira, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.
    Pedagoga formada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Gestão Escolar pela Escola de Gestores / UNIR; Coordenadora Pedagógica das Escolas Indígenas do município de Cacoal

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Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Os etnoconhecimentos da cultura Paiter Suruí trabalhados na Escola Sertanista José do Carmo Santana – Cacoal (Rondônia – Brasil). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 5(1), 124-140. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4899