Miscellania Cuyabanense: radicalismo e federalismo na província de Mato Grosso (Brasil) no início da regência (1833-1834)

Autores

  • Thalles Murilo Vaz Costa Professor de escolas públicas e privadas da Educação Básica de Anápolis. Professor substituto do Instituto Federal de Goiás (IFG) de Anápolis.Doutorando em história da Universidade Federal de Goiás.

Resumo

Resumo: O artigo pretende trazer contribuições para as investigações sobre o processo de formação do Estado no Brasil a partir do estudo da imprensa oitocentista, particularmente, o texto do folheto mato-grossense intitulado Miscellania Cuyabanense (1833-1834). Trata-se de folha imprensa do grupo radical que protagonizou uma revolta armada na província de Mato Grosso que matou mais de trinta pessoas, conhecida como “Rusgas”. O objetivo é demonstrar a pluralidade de projetos políticos no Brasil no início do século XIX.

Palavras-chave: Regência. Imprensa. Mato Grosso. Miscellania Cuyabanense

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thalles Murilo Vaz Costa, Professor de escolas públicas e privadas da Educação Básica de Anápolis. Professor substituto do Instituto Federal de Goiás (IFG) de Anápolis.Doutorando em história da Universidade Federal de Goiás.
    Professor de escolas públicas e privadas da Educação Básica de Anápolis. Professor substituto do Instituto Federal de Goiás (IFG) de Anápolis. Doutorando em História pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Miscellania Cuyabanense: radicalismo e federalismo na província de Mato Grosso (Brasil) no início da regência (1833-1834). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 5(1), 37-54. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4844