Território da palavra poética: que lugar constrói a poesia nas lutas pela posse da terra no brasil?

Autores

  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Resumo: Este trabalho analisa o livro Raízes: Memorial dos Mártires da Terra, de Jelson Oliveira (2001), e discute a problemática da poesia engajada, relativa aos problemas da posse da terra e dos assassinatos no campo no país. Lançado em 2001, o livro é composto de poemas sobre lideranças políticas e trabalhadores rurais que foram mortos nos anos 80 e 90, totalizando 45 poemas, dos quais 44 recebem como título o nome desses sujeitos então homenageados. O poeta é membro da Comissão Pastoral da Terra, entidade relacionada à Igreja Católica que, desde os anos 70, mapeia a violência no campo. A partir das discussões sobre texto e objeto trazidas pela semiótica discursiva, o artigo discute a proposta poética e política de Raízes, considerando a possibilidade de reinstaurar pela via do estético o caráter de anormalidade frente à ordem da regularidade do cotidiano. Se a regularidade instaura o sem-sentido, o estético traz sua potência da imprevisibilidade.

Palavras-Chave: Poesia engajada. Violência no campo. CPT. Semiótica discursiva. Objeto. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins
    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF); coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e docente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal de Tocantins (UFT). 
  • Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins
    Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e docente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal de Tocantins (UFT). 

Downloads

Como Citar

Território da palavra poética: que lugar constrói a poesia nas lutas pela posse da terra no brasil?. (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 20-36. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4500