Periodização do território a partir da ação estatal: a capitalização do território goiano (1748-1988)

Autores

  • Edgar da Silva Oliveira Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Goiás
  • Leandro Oliveira Lima Universidade Estadual de Goiás - Unu Goiás

Resumo

Resumo: O texto apresenta uma proposta de periodização para o território goiano tomando como ponto de partida as políticas governamentais que atuaram desde o período da mineração até os dias atuais. Para elaboração do texto realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a formação territorial brasileira, verticalizando a discussão para o caso do território goiano a partir de literaturas reconhecidamente essenciais da Geografia goiana. A contribuição do texto reside na apropriação do conceito de “período” proposto por Milton Santos e Maria Laura Silveira (2013), aplicado ao processo de formação territorial goiano baseado na drenagem de recursos e capitalização estatal, respectivamente[1].

Palavras-chave: Período. Território goiano. Estado. Capitalização.


[1] Este texto é parte das discussões realizadas no projeto de pesquisa Espacialização e análise dos impactos das transferências de recursos constitucionais (estadual e federal), geração de receita própria e transferências diretas para a economia dos municípios da Região Metropolitana de Goiânia, entre 2008 e 2010, vinculado a Universidade Estadual de Goiás, Campus Goiás, que culminou em projeto de iniciação científica e, posteriormente, trabalho monográfico do primeiro autor.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edgar da Silva Oliveira, Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Goiás
    Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); 
  • Leandro Oliveira Lima, Universidade Estadual de Goiás - Unu Goiás

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

27-01-2016

Como Citar

Periodização do território a partir da ação estatal: a capitalização do território goiano (1748-1988). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 171-188. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4391