O sudoeste de Goiás como território de fronteira: a colonização do Certão do Gentio Cayapó (1830-1900)

Autores

  • Rafael Alves Pinto Júnior Instituto Federal de Educação Tecnológica de Goiás

Resumo

Resumo: Este trabalho aborda a ocupação por fazendeiros mineiros e paulistas da região sudoeste de Goiás a partir de 1830, recolocando a questão do enfrentamento com os índios. Com ela, a afirmação de fronteiras e definição de limites entre o Mato Grosso e a região do Desemboque, em Minas Gerais. Um cenário de violências renitentes que durou até, pelo menos, 1900 com a extinção dos indígenas. Sem tempo para afirmações simbólicas, configurou um modo particular de relacionamento com a posse da terra ao mesmo tempo em que configurou uma particular ocupação espacial da região central do Brasil.

Palavras-Chave: Colonização do Sudoeste de Goiás. História do Sudoeste de Goiás. Conquista do sertão de Goiás.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Alves Pinto Júnior, Instituto Federal de Educação Tecnológica de Goiás
    Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2008) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia de Goiás Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na História da Arte, História da Arquitetura, Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da imagem, arquitetura moderna brasileira, planejamento urbano, cultura visual e história da arquitetura.

Downloads

Publicado

27-01-2016

Como Citar

O sudoeste de Goiás como território de fronteira: a colonização do Certão do Gentio Cayapó (1830-1900). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 37-61. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4210